ZonaPixel - Você sabe exatamente a diferença entre REBOOT, REMAKE, PREQUEL E SEQUEL?


Ao conversar com as pessoas sobre jogos de videogame, percebo claramente que muitas não sabem nem mesmo a diferença entre remake reboot de games. Até mesmo os mais antenados e ligados na cultura pop e inclusive os que se dizem “GAMERS”, podem confundir os termos às vezes. Com isso em mente, resolvi esclarecer de uma vez por todas a diferença entre essas palavras. 

Quando uma franquia está há muito tempo sem lançar nada novo, uma das formas mais eficientes de trazê-la de volta à vida é através de um remake ou reboot, algo que está na moda ultimamente no universo do entretenimento em geral (games, filmes, livros...). Mas como posso identificar se um games é um reboot, remake, sequência ou prelúdio? Veja as definições e exemplos abaixo!

Remake

Traduzindo literalmente para português, remake significa "refazer". Ou seja, pegar uma jogo mais antigo e dar uma repaginada técnica (ou não) com outro desenvolvedor/produtor e com poucas mudanças em relação ao original lançado, mas algo totalmente baseado na mesma. Um exemplo disso é o BIONIC COMMANDO REARMED, que é um remake do clássico lançado para NES. Outra refilmagem clássica é GOLDENEYE 007: RELOADED , refeito do título lançado em 1997 para Nintendo 64.

BIONIC COMMANDO REARMED



GOLDENEYE 007: RELOADED




Reboot

Traduzido como "reinício", o reboot geralmente acontece quando uma franquia é trazida de volta às origens com um novo enredo e outra pegada, com a história tomando um rumo completamente diferente, sem se basear num game específico. E nem precisa ser uma franquia da década de 80 nem nada! Veja o exemplo mais recente, Thief da Square/Eidos. O último capítulo da franquia foi em 1998 e de lá pra cá ele parecia ter sido meio esquecido pelas produtoras. Porém, para alegria (?!) dos gamers que curtem um bom stealth, o jogo deu as caras novamente, com um CG muito bem feito, mesmo que na prática o jogo deixe muito à desejar. Outro exemplo forte de reboot é o novo Silent Hills, ainda não lançado e que está sendo idealizado por ninguém menos que Hideo Kojima.

THIEF



SILENT HILLS




Sequência e Prelúdio

Sequência (sequel) é o mais óbvio e qualquer pessoa sabe que é a continuação da história de um game anterior, geralmente com os mesmos personagens (Ex: Halo, Halo 2 e Halo 3). O prelúdio (prequel), por outro lado, conta uma história que aconteceu anteriormente ao game que já foi lançado. O melhor exemplo é o game Halo: Reach, que apesar de ser o quarto game da franquia, a história se passa poucos anos antes de Halo: Combat Evolved.

HALO: REACH


À partir de agora, creio que ninguém mais irá confundir com esses termos. Porém, havendo qualquer dúvida sobre algum determinado games é um REBOOT, REMAKE, PREQUEL OU SEQUEL, basta escrever para gente aqui nos comentários que responderemos!
Todos os direitos reservados. Gamesphera - 2016. Tecnologia do Blogger.