Review - Marvel Puzzle Quest: Dark Reign


Sem nenhum alarde, foi disponibilizado na Xbox Live, o jogo que irá agradar em cheio principalmente aos fãs de HQ da Marvel, Marvel Puzzle Quest: Dark Reign (D3 Publisher e WayForward), por R$ 29,90.

Como entusiasta de ambas as situações: HQ e MARVEL, não poderia deixar passar em branco esse jogo, onde reúne um modo puzzle, como qualquer outro tipo de match 3 (aquele de alinhar 3 pedras de mesma cor, que existem aos milhares por ai) e o universo MARVEL, fundamentado principalmente nas HQs lançadas (antigas e atuais) .


Esse jogo não nenhuma novidade, pois existe há um bom tempo nos mobiles, onde tornou-se extremamente popular. E agora, a experiência se traduz para o console, mantendo a diversão e o entretenimento imersivo aos jogadores e a oportunidade de, eventualmente, utilizar os 50 heróis e vilões do Universo Marvel na batalha.


A mecânica de jogo é bastente simples e resume-se na seleção de uma equipe de três personagens que se revezam contra um grupo inimigo, combinando três pedras da mesma cor, dispostas no centro  do jogo. As ilustrações coloridas dos heróis (e vilões) são lindas e ajudam a melhorar muito a ação. O jogo em si é simples, havendo a utilização de um pouco de estratégia e até mesmo de role-playing gaming básico.


A história do jogo gira em torno do evento de crossover da Marvel Comics a partir de 2008, com o aparecimento de personagens como Doctor Doom e chefe da organização H.A.M.M.E.R., Norman Osborne (mais conhecido como o Duende Verde), Juggernaut, Venom, Daken (sádico filho de Wolverine) e até mesmo de Ragnarok, um clone de Thor.

O objetivo de cada batalha envolve a derrota dos pontos de saúde dos inimigos. O jogador escolhe três personagens para encarar a luta, sendo que cada um dos personagens possui diferentes atributos vinculados às cores das gemas. Bem similar aos jogos da série Puzzle Quest ou mesmo qualquer outro do gênero Match 3.


As escolhas são uma mistura tentadora de personagens do universo da Marvel, onde cada um deles possui uma curta biografia com uma capa de HQ relacionando sua origem. Para mim, e tenho certeza que muitos outros admiradores de HQs, essa adição de capas colecionáveis, foi uma excelente escolha do desenvolvedor, bem como o devido crédito ao artista que realizou o trabalho na página biográfica de cada personagem.

Para ilustrar melhor um exemplo de jogo, vejamos por exemplo, a Viuva Negra (na sua versão em quadrinhos de 2010) durante os encontros iniciais com os soldados da H.A.M.M.E.R.. As gemas com armas e as com pequenas caveiras roubam pontos e bloquear danos massivos sobre os heróis, quando a quantidade de pedras, da respectiva cor, for suficiente para serem acionadas.


Os soldados inimigos também colocam cronômetros de contagem regressiva em gemas, as quais devem ser eliminadas antes que a quantidade de rodadas cessem ou causarão um enorme estrago na drenagem de saúde da sua equipe muito rapidamente. Uma das habilidades da Viuva Negra é justamente anular mais rapidamente essa contagem regressiva. Ela pode congelar um adversário para várias rodadas (creio que 3 ou 4), com seu poder Sting e custa nove gemas azuis para acionar. Ou ainda roubar algumas gemas inimigas, utilizando o poder Recon Agressive, custando dez gemas roxas.


Além disso, ao vencer uma batalhas, recebemos pontos de experiência e assim, subir de nível para aumentar a força de ataque e mais pontos de saúde, e power-ups aleatórios. Isso é extremamente importante pois os números (ataque e saúde) dos vilões aumentam rapidamente em lutas subsequentes. Entretanto, caso o jogador não vença uma partida, é possível retornar a níveis anteriores e refazê-los para obter upgrades e melhorar seu nível de experiência.

Combine suas estratégias com uma história vivida por belas ilustrações bidimensionais e Marvel Puzzle Quest: Dark Reign para o Xbox One e PS4 irá consumir bastante tempo, se for um aficionado pela Marvel.


Diferente da versão mobile, esta aqui não oferece microtransações (não me recordo, pois não precisei pagar nada em caráter adicional...) e há também um modo de desafio local ou online.

Existem ainda, algumas missões extras como "Science Friction" onde apresenta uma história do Hulk , em seis episódios diferentes e 42 missões. Ou, " The Case of the Cold Chimichangas" traz Deadpool em dois episódios com 24 missões.


Todos os direitos reservados. Gamesphera - 2016. Tecnologia do Blogger.