X-Ray - Dossiê NEO: o novo Playstation 4


O X-Ray deste mês traz um dossiê completo da nova máquina da Sony - NEO - que deve chegar ao mercado nos próximos mês. 

O FUTURO

Desde o anuncio que chegaria um novo PS4 mais potente, logicamente todos nós queremos saber as especificações dessa máquina. Mesmo sem nenhuma confirmação ou motivos quanto ao porquê da Sony querer melhorar seu console bem no meio da geração, a qual é de incrível e inegável sucesso, podemos especular sobre a engenharia nele, a ser aplicada.


Até onde sabíamos, qualquer informação sobre o PS4K era extremamente limitada. Pouquíssimos detalhes foram liberados por fontes confiáveis (ou não). Mas hoje, não existem mais dúvidas - Tudo aqui é real a partir de agora. E sim, teremos em breve um novo e mais poderoso PS4, batizado de NEO.

Neste exato momento, estão sendo distribuídos aos principais estúdios, um kit de teste, dentro de uma carcaça não finalizada - que a Sony pede para que não seja revelado. Já agora em maio, a sony fará apresentações mais intensas sobre Neo na sua DevCon. Então até lá, mais e novas noticias teremos por ai.


O novo console - NEO - é essencialmente uma evolução tecnológica substancial, entretanto segue amarrado às limitações financeiras, mesmo em parceria com a AMD. 

A ARQUITETURA

E o vazamento de informações continua:

Como principais alterações de engenharia teremos:

CPU: com um CPU regulado correndo a uma velocidade superior ao núcleo atual, o ganho esperado é de 31% na performance;

Memória: Serão melhorados os 8GB de GDDR5, havendo um aumento de 24% na largura de banda. Nos modelos atuais são utilizados módulos de memória a 5.5gbps.

GPU: O aspecto mais empolgante. Aqui, o número de unidades computacionais passa de 18 para 36, e a velocidade de Clock salta de 800MHz para 911MHz.

Com o passar dos dias, mais precisamente no próximo mês, acreditamos que as coisas fiquem mais claras, mas as probabilidades sugerem de fato que o NEO terá uma nova tecnologia gráfica da AMD.


O que pode causar maior preocupação é o fato de que as APIs de baixo nível do PS4 possam não ser compatíveis com a nova arquitetura, significando assim problemas ao rodar jogos mais antigos.

MESMA PSN
A Sony parece reconhecer a necessidade de integrar os dois modelos da PS4 no mercado ao mesmo tempo - até aqui denominadas como Base e Neo. Em princípio, não existirão jogos exclusivos para NEO, além de nada sugerir modos VR exclusivos. Os programadores estão proibidos de criar funcionalidades exclusivas para o Neo, e as melhorias seriam restritas na performance e gráficos. 

Com isso, os jogadores de ambos consoles estarão conectados ao mesmo ecossistema/rede, significando que vão compartilhar do mesmo ambiente e jogar online nos dois modelos, já que a interface da PSN será a mesma.

De acordo com a documentação da Sony, existe um foco na entrega de jogos a 4K, mas é provável que a resolução seja convertida para UHD.


Inicialmente, não há qualquer confirmação se o novo modelo terá funcionalidades adicionais ao  PlayStation VR. Além disso, os documentos referem que o disco rígido será o mesmo, e não são mencionadas mudanças na drive Blu-ray.

Muitas pessoas do ramo especializado, adiantaram-se ao informar que a sony aproveitaria a oportunidade para introduzir suporte ao novo padrão UHD 4K, com discos de 50GB, 66GB e 100GB.


De acordo com o schedule da Sony, os programadores poderão a disponibilizar suporte ao NEO nos seus jogos existentes para PS4 em Setembro, mas somente a partir de Outubro teremos jogos para ambas plataformas. 

Embora a Sony não tenha informado aos estúdios quando é que a unidade deva ser lançada, ela afirma ser perfeitamente aceitável que sejam lançados jogos compatíveis com o NEO, antes mesmo  da chegada do console propriamente dito.

E para você, o lançamento do NEO no mercado, é favorável ou pode se tornar um fracasso?
Todos os direitos reservados. Gamesphera - 2016. Tecnologia do Blogger.