ZonaPixel - Os jogos memoráveis de Batman e Super-Homem


A ZonaPixel deste mês, pega uma carona na onda do filme Batman vs Super-Homem: A Origem da Justiça e resolvemos elencar (e relembrar) os melhores jogos de ambos heróis. E um pouco diferente da proposta de enfrentamento no filme, nossa intenção aqui não é determinar um vencedor (obrigado Rocksteady!), mas apenas recordar os grandes clássicos protagonizados por estes grandes personagens do universo DC.
Seria injusto com o Super-Homem já que Batman teve uma melhor sorte ao ter sido exemplarmente representado no mundo dos jogos, pelas mãos da Rocksdeady. Logicamente, é muito mais fácil trabalhar com homem crível (ok, ele possui um intelecto acima da média e grana inesgotável) do que um alienígena invencível com super poderes, mas suscetível à criptonita.

Então vamos lá, galera, para nossa seleção!

Superman (1993 - Mega-Drive)
O primeiro destaque merecido do Homem de Aço vai para o jogo lançado para o Mega-Drive. Esta versão foi totalmente inspirada no desenho animado, tendo Braniac como principal vilão. O jogo era um mix de ação e plataformas, permitindo alternar entre os poderes de Super-Homem, como visão laser, super-força, voo, e até fazer buracos no chão. Não era  nada de excepcional, mas foi um dos jogos mais convincentes do Super-Homem.


Batman Returns (1993 – SNES)
Embora este título não tenha sido o primeiro jogo baseado em Batman, mas foi provavelmente o que melhor se destacou durante anos. Batman Returns é baseado diretamente no filme de Tim Burton. A versão para Snes era tida por muitos bastante superior às demais. O jogo conseguiu unir um gráfico bem elaborado para 16 bits com uma jogabilidade de ação que remetia muito a Final Fight. Incluindo até mesmo uma sequência de direção com o Batmóvel.


The Death and Return of Superman (1995 – SNES e Mega-Drive)
Agora sua cabeça vai explodir, pois sabia que este jogo foi produzido pela Blizzard? Pois é, a mesma Starcraft, Warcraft e Diablo. Sua jogabilidade lembrava muito à Final Fight (de novo?), com a variante oferecida pelos poderes dos vários personagens presentes no jogo, como Superboy e Cyborg Superman. É bem repetitivo e bem superficial, mas no geral vale a pena e merece ser relembrado.


The Adventures of Batman & Robin (1995 – MegaDrive)
O jogo da SNES, novamente saiu pela Konami, e tinha melhor história e gráficos. Porém, a versão de Mega-Drive possuía uma jogabilidade melhor e mais fluída, além do fato de permitir o Coop. E apenas por isso, o destaque vai essa edição. Todas as versões evidentemente foram baseadas na série de animação.


Justice League Heroes (2006 - PS2, Xbox, PSP, DS)
Esse jogo foi o troco da DC Comics para X-men Legends, seguindo exatamente o mesmo estilo de RPG de ação com visão isométrica, embora não tenha impressionado tanto a nível de qualidade. Apesar de tudo, Justice League Heroes é razoável para quem é fã da DC, além de permitir dois jogadores coop.


Superman Returns (2006 – Xbox 360)
Este está longe de ser um bom jogo. A única coisa que poderia tentar destacar aqui eram os controles de voo. Voar por Metropolis foi sem dúvida o ponto alto do jogo, e provavelmente o que chegou mais próximo de recriar a experiência de ser como o herói. O problema deste jogo foi todo o resto!


Batman: Arkham Asylum (2009 - PC, PS3, Xbox 360)
Este certamente foi o marco nas adaptações para os jogos. A Rocksteady acertou em cheio com uma aventura e história fantástica do Cavaleiro das Trevas, além excelente jogo de ação por mérito próprio. A narrativa, o gráfico, os controles, enfim TUDO nele contribuiu para formar o parâmetro de comparação para todos os  demais jogos de super-heróis.


DC Universe Online (2011 - PC, PS3, PS4)
A Sony Online Entertainment recebeu uma árdua tarefa de criar um MMO baseado no universo massivo da DC. E até que se saiu bem razoável... É um MMORPG onde se pode perder horas, caso seja fã da DC. Lembramos que ele ainda está disponível gratuitamente para PC, PS3 e PS4.


Lego Batman 2: DC Super Heroes (2012 - PC, PS3, Xbox 360)
Não foi nenhuma novidade na série Lego, pois já haviam alguns bons jogos anteriormente. Mas resolvemos destacá-lo principalmente pelo grande salto evolutivo. Foi o primeiro jogo de Lego a incluir vozes para os personagens, como também um mundo aberto para os jogadores explorarem. E com isso, os fãs de Batman, Super-Homem, e companhia, puderam passear pelas ruas da versão Lego de Gotham.


Injustice: Gods Among Us (2013 - PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One)
Após a Netherealm ter produzido o sensacional Mortal Kombat, ela resolveu destacar melhor os heróis e vilões do universo. Como uma história rica de nuances, nos apresenta uma versão alternativa onde o Homem de Aço, resolve vingar-se da morte de Louis Lane. Conta ainda com a participação de muitos personagens DC, como Flash, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Lex Luthor e Joker, mas onde os destaques vão para Batman e Super-Homem.

E qual a expectativa para o futuro dos jogos destes super-humanos?
Qual o jogo, na sua opinião, melhor retrata estes dois heróis da DC?


Deixe-nos saber sua escolha!

Veja também:

http://www.gamesphera.com.br/2016/03/zonapixel-atrasos-no-lancamento.html http://www.gamesphera.com.br/2015/11/zonapixel-essa-e-hora-de-adquirir-um.html

Todos os direitos reservados. Gamesphera - 2016. Tecnologia do Blogger.