Falando de Games #04: Quebrando a cabeça!

“Requebra, requebra, requebra sim, pode falar, pode rir de mim...”
Refrãozinho chiclete cheirando a
naftalina para você já entrar no clima e retornar lá no seu passado, quando
certa moda invadiu os desejos de muitas crianças! Não, não era a vontade de
ganhar um Super Nintendo nem um Playstation ainda, era um mini game viciante, tinha de apenas 1
jogo, outros 18, alguns chegavam a ter 9.999 jogos! UAU! Todos muito parecidos é
verdade, mas não importava, porque aquele baratinho tinha o jogo mais cobiçado
do momento: o jogo dos “quadradinhos” ou chamando pelo nome de verdade: Tetris! Bora ostentar seu Brick Game no recreio?
Level 1.
Para entender Tetris, primeiro você precisa voltar ao seu tempo de escola e
estudar um pouco de geometria! Aqui o tio vai te passar apenas o básico, certo?
Então vamos lá! Primeiro passo é entender o que é um poliminó!
Poliminó é uma figura geométrica formada por
quadrados iguais, conectados entre si. Para ser um poliminó é preciso que pelo menos um lado de cada quadrado esteja
conectado, grudadinho, com o lado de outro quadrado!
Os 35 hexaminós: poliminós formados por 6 quadrados!
Level 2.
A quantidade de quadrados e seu grupo
de figuras possíveis recebem nomes, como os hexaminós
da figura acima, por exemplo! Você mesmo conhece um poliminó pelo nome e nem
sabia que sabia (que o sabiá sabia assoviar!)... Quer ver? Quando a figura
possui 2 quadrados é chamado de dominó! Viu como você sabia? E acabou de entender
agora porque o jogo de dominó tem esse nome!
Level 3.
Um desses grupos mais famosos, o pentaminó (poliminó formado por 5
quadrados), originou na Grécia um
jogo de tabuleiro, na verdade um quebra-cabeça, que se tornou bem popular na
antiga União Soviética! Tá acompanhando o raciocínio? Pois é... E
ainda dizem que game é coisa de quem não quer estudar...kkk!
Pois bem! De acordo com o site História do Mundo em plena Guerra Fria, mais precisamente 1984, um
matemático russo de nome Alexey Pajitnov
teve grande interesse em estudar os pentaminós,
pois era um quebra-cabeça capaz de exercitar o raciocínio lógico. Alexey decidiu então simplificar o jogo
e retirou um quadrado de cada peça, tendo então tetraminós. A palavra “tetra”, que significa quatro em grego, se juntou ao nome do esporte favorito dele “tênis”
e virou Tetris! Nascia o jogo dos
quadradinhos!
Level 4.
Alexey então transportou sua idéia para o
computador e transformou o quebra-cabeça em um jogo eletrônico. As peças iam
“caindo” e ao chegar à base, tinham que formar uma linha. Depois da linha
montada ela desaparecia, dando pontos ao jogador e limpando a tela, permitindo
a montagem de novas linhas. Falhas empilhavam as peças e ao atingir o topo o
jogo acabava. Tudo simples, porém viciante! Pesquisadores dizem até hoje que
jogar Tetris alivia estresse,
distrai, ajuda inclusive a combater vícios como a vontade de fumar ou beber! A
novidade logo se espalhou e jogos parecidos começaram a surgir! Por ter sido
criado na URSS, era automaticamente de domínio público o que ajudou a causar
uma grande confusão que veremos a seguir, mas é importante saber que Alexey só foi ganhar dinheiro de verdade
com sua criação depois da dissolução da União Soviética e de alguns processos
judiciais, e isso só em 1996.
Level 5.
Segundo o site Meio Bit o game foi desenvolvido originalmente para o
computador soviético Elektronika 60 em
conjunto com Dmitri Pavlovsky e Vadim Gerasimov, este
último responsável por portá-lo para o IBM
PC, o que foi crucial para que Tetris se
tornasse popular. O jogo logo se alastrou por Moscou, não demorando muito
para atingir estados-satélites do regime soviético.
Level 6.
Se você achou que aprender sobre poliminós era a parte complicada da
história, espere até você pesquisar sobre o que foi a distribuição e
licenciamento de Tetris! É espantoso!
Tentando resumir, Alexey negociou com uma desenvolvedora
norte-americana chamada Spectrum HoloByte,
assim Tetris chegou ao MS-DOS, Apple II, Macintosh, Atari ST, Amiga e ZX Spectrum.
Ao mesmo tempo, um desenvolvedor chamado Robert
Stein da Andromeda Software descobriu o game e negociou o
direito de lançá-lo em outras plataformas. Alegando um mal entendido, Stein passou a negociar a licença do game com outras desenvolvedoras achando
que tinha adquirido esse direito. A União Soviética, que detinha “por direito”
o controle do produto (por ser considerado domínio público), resolveu colocar
ordem na casa inviabilizando assim, qualquer tipo de licença ou direito que as
desenvolvedoras e distribuidoras até então, acreditavam possuir sobre o game!
Isso abriu uma brecha para a Nintendo
entrar na briga de forma “legal”, já que através da sugestão do designer e
desenvolvedor Henk Rogers,
decidiu lançar o Game Boy com o Tetris, acreditando que ele poderia
arrebatar mais compradores do que Mario
Bross! Rogers tentou, por engano,
negociar a licença com a empresa Mirrorsoft,
para quem Stein havia “vendido” a
suposta licença e até com o próprio Stein,
que no fim das contas não possui licença alguma. Rogers parte então para negociar com a própria comissão da URSS,
que negocia com ele, com Stein e com
outras empresas ao mesmo tempo, inclusive com a Mirrorsoft, que depois do contado da Nintendo correu atrás também da licença legal, tentando obter o
melhor acordo. A intenção da comissão era forçar a Nintendo a dar uma oferta bem alta e depois oferecer o direito de
licença para a Mirrosoft através de uma
contraproposta. Um desencontro os tirou da jogada, o documento foi enviado via
fax a Londres e o representante estava em Moscou, então Rogers consegue fechar o acordo. De posse da licença, a Nintendo começou a fazer a faxina e
tirar as versões clonadas de Tetris
do mercado e impedir lançamentos em outras plataformas, inclusive no Mega Drive! Ufa! É quase um livro Russo
de espionagem! A história completa e detalhada vocês podem ler lá no site da
Meio Bit!
Game Over!
Tetris foi lançado para aproximadamente
65 plataformas diferentes, o que lhe garantiu uma vaga no Guinness Book e garantiu a ele o posto de um dos 10 games mais
influentes de todos os tempos. A versão de Game
Boy é a mais vendida dentre as mídias físicas, 35 milhões de cópias
comercializadas em todo o mundo. Nos celulares e tablets, Tetris e
suas variações já venderam 425 milhões de unidades. E como a gente não apoia a
pirataria, nem nos preocupamos em contabilizar as cópias presentes nos Bricks Games da vida e que fizeram a
cabeça da garotada (e dos marmanjos) dos anos 90...
E é isso aí! O Falando de Games desse mês foi uma verdadeira aula de matemática,
história, negócios e diversão! Espero que tenham gostado! Mandem suas sugestões
de assunto, serão muito bem vindas!
Um grande abraço e até a próxima!
*Por Rodrigo Joker
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